Cinescola

A fim de contribuir com uma maior dinâmica na constituição de espaços de difusão, o Cine Ponto tem como objetivo promover exibições itinerantes, em espaços alternativos, buscando-se associar as práticas cotidianas às expressões audiovisuais que dela fazem parte e se (retro)alimentam.

O Cinescola é um desses espaços. Execultado de forma agendada e por programação trimestral, acontecem exibições especiais para escolas no Espaço da Diversidade cultural e projeções itinerantes; cujos os locais para as mostras das obras são as próprias escolas e a comunidade onde elas se encontram.

Dessa forma, as exibições especiais no Espaço da Diversidade cultural para escolas, são realizadas mediante o agendamento com a equipe do Cine Ponto, que disponibiliza os horários vagos dentro da programação das sessões. As projeções itinerantes são realizadas dentro das escolas, conforme a demanda e disponibilidade da mesma para as exibições. A articulação das escolas de ensino fundamental e médio com o Cine Ponto são intermediada pela Secretaria Municipal de Educação, parceira do Ponto de Cultura de Divinópolis e dessa proposta de estimulo a disseminação de produções audiovisuais.

Todas as escolas são, dessa forma, informadas sobre as ações do Cine Ponto, recebendo a programação trimestral contendo todas as sessões e a disponibilidade de espaços para agendamento das exibições especiais no Espaço da Diversidade Cultural.

Qualquer membro das escolas, bem como as instâncias representativas de ensino poderão sugerir temáticas para discussão e obras de exibição no Fórum para a construção da programação trimestral.

No total são realizado um Cinescola mensalmente (atendendo, no mínimo, 12 escolas durante os 12 meses), além das sessões especiais agendas no Espaço da Diversidade Cultural.